quinta-feira, 26 de março de 2009

DIcas para Campeonato de Som e grave, e molherar o grave do seu carro





Vou tentar ajudar os fanáticos em som automotivo, nas dicas de como melhorar o rendimento do Grave e para aqueles que pela primeira vez vai para um campeonato de Grave totalmente leigo, sobre o seu carro nunca mais nunca tente competir com carros abertos como saveiro, picape ou algo do gênero, porque você mesmo pode notar que o grave não rende nesses carros e você vai pagar mico, o modelo de caixa de grave também influencia muito no trabalho do subwoofer, nunca use caixa selada pela distancia do fone na hora de medir o SPL do grave ou melhor dizendo a pressão do grave e esse modelo de caixa e só rende grave interno no carro, para campeonato as melhores caixa são band pass ou melhor aquela caixa que você não vê o auto falante, ele fica dentro da caixa a única coisa que pode ser visto por fora é o duto da caixa, ou também uma caixa somente dutada, eu tiver a experiência de ver duas subwoofer iguais batendo em caixas selada e dutada e vocês não vão acreditar a diferença, é muito grande, claro que não pode fazer aquilo que muitos estaladores de som fazem aqui no Brasil que coloca qualquer duto na sua caixa e com isso seu grave fica horrível, tem todo um calculo e outra dica no manual do subwoofer vem especificando o duto a ser usado.

Sobre o uso de crossovers para o grave quando a ideia é um som de qualidade com certeza é um boa pedida mas para qualidade você que usar nas freqüências entre 60 a 100hz, porém, para campeonato a dica é entre 120 a 150hz se o modelo do seu crossover não tiver essa configuração deixe sem, lembrando que essa última dica é so para quem vai participar de campeonato, uma frase que eu encontrei no site auto som muito boa é “melhor ter um grave sem crossover do que ter um crossover mal regulado”.

Sobre os amplificadores uma ótima dica não adiante você ter um amplificar fraco que você terá que colocar o ganho no máximo porque seu som não mais aumentar a potência, so irá aumentar a distorção podendo chegar a queima de equipamentos, a regulagem boa é aquela que você liga o som e vai aumentando o ganho até notar distorção ai baixa um pouquinho para sumir a distorção e pronto, seu som estar ótimo e com qualidade que é o que importa.

Outra besteira que posso presenciar diariamente aqui no Brasil é com certeza na hora de colocar bateria para o som, tem gente que acredite coloca amplificador de 1200 rms ligada na bateria original, ou seja, acaba de jogar um amplificar fora, porque o grave do carro depende muito de bateria, claro não precisando encher o carro de bateria mas o que o manual indicar que ele consome você tem que providenciar, isso tanto ajuda no trabalho do amplificar como evita que ele fique entrando em proteção, e outra boa opção é colocar o mega capacitor que evita das luzes do carro ficar piscando quando o grave bate, mas mega capacitor é outra besteira que vejo diariamente o pessoal colocando amplificar de 1800 rms com capacitor de 1.2 farad isso é com certeza um crime, o mega capacitor de ser colocado de 1 farad para cada 500 watts rms, com isso pessoal espero ter ajudado com essas dicas na regulagem e na qualidade do seu som.

fonte: newtechsound